[Detonado] Prince of Persia

A série Prince of Persia ganhou um novo jogo nesta sétima geração de video games. Mais uma vez a história foi resetada. A série principal, aquela que todos já jogaram pelo menos 1 zilhão de vezes na vida, teve 3 jogos, Prince of Persia em 1989, Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame em 1994, e Prince of Persia 3D em 1999. Já em 2003 veio a trilogia para PC, Sands of Time, Warrior Withing e The Two Thrones. Existiram ainda 3 jogos para portáteis. Destes não sei falar muito, só joguei o Prince of Perisa Classic para celulares, que foi lançado em 2007 pela Gameloft e é um remake do primeiro PoP de Apple e PC…

Depois de refrescar um pouco a memória, vamos ao jogo atual. Você esta no deserto procurando sua burrinha, Farah, quando é pego por uma tempestade de areia. De repente uma moça cai em cima de você. Você decide ajudá-la e logo descobre que ela esta metida em altas confusões (/sessão da tarde off). Pois então, essa moça é Elika, a princesa de um povo que segue o Deus da Luz, Omadz, e tem como missão manter o Deus das Trevas, Ahriman, aprisionado, pra manter, digamos, o bom andamento das coisas, afinal, ninguém quer o Deus das Trevas anarquizando por aí. Mas é exatamente isso que acontece. Ahriman é liberto e agora deve ser preso novamente. Aí começa o jogo.

O jogo tem gráficos ótimos, com excessão dos 2 personagens principais, você e Elika, que ficam nitidamente fora do cenário. Acredito que deixaram a equipe de desenvolvimento sem tempo de aplicar os acabamentos finos no jogo. É a briga de sempre, o pessoal do comercial pressionando a área técnica. Mas enfim, os efeitos visuais são bons levando em consideração o jogo todo no contexto. A parte sonora também é muito boa. Estou procurando a soundtrack do jogo para adquirí-la, mas acredito que ainda não saiu. A trilha sonoras com temas árabes é muito gostosa de se ouvir.

A jogabilidade é do tipo “smash button”, ou no bom português “esmaga botões”. Ele usa aquele sistema de apertar o botão na hora certa pra fazer alguma ação no jogo, ou se desvenciliar de algum inimigo. Aliás, falando em inimigo, o sistema de batalhas é bem simples. Os ataques podem ser executados sozinhos, ou em conjunto com a Elika, e quase qualquer sequência de 4 botões é um combo.

A maior crítica que tenho a fazer sobre o jogo é a repetibilidade. Basicamente você faz a mesma coisa do início ao fim do jogo, salvo um ou outro puzzle relativamente simples que muda de um mapa para outro. Mas em alguns momentos torna-se até enfadonho passar pelo mapa. Enjoa mesmo.

Apesar da crítica, o jogo como um todo é bom. Não é um título indispensável, mas com certeza gerará várias horas de entretenimento bacana. Como a jogabilidade é repetitiva, vale a pena ater-se a história,  cutscenes, diálogos, efeitos visuais e sonoros, que o jogo tornar-se-á bem interessante.

Recomendo a todos visualizarem esse vídeo introdutório no próprio site do Prince of Persia. O pessoal da Ubisoft Montreal caprichou bastante, e mostrou que eles sabem vender jogos.

Minha nota: 8/10

Ficha técnica

PUBLISHER: Ubisoft

DESENVOLVEDORA: Ubisoft Montreal

GÊNERO: Ação, Aventura, Plataforma

ESRB RATING: T (Teen)

DATA DE LANÇAMENTO: 02/12/08 <- meu aniversário hehe

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: