[Detonado] Gear of War 2

Tive o enorme, magnífico, estupendo prazer de terminar Gears of War 2 esta semana.

A expectativa mundial para o lançamento desta continuação estava à todo vapor. Também pudera, o primeiro título da série é considerado o melhor shooter exclusivo entre os consoles, e é para Xbox 360. Há até quem diga que ele é um dos grandes motivos do sucesso de vendas do console da Microsoft ao redor do mundo (menos no Japão, eles odeiam shooters😛 ).

Logo nas primeiras cenas eu pensei e vou dizer aqui sem medo de ser feliz: este é o jogo mais bonito da atualidade, graficamente falando. O que era quase perfeito no primeiro Gears, aqui atingiu seu ápice. A equipe de Cliff Bleszinski, designer do jogo, caprichou deveras em cada detalhe.

O sangue esta mais real, os cenários estão ainda mais detalhados, alguns pequenos problemas de jogabilidade que existiam foram corrigidos, e também a dificuldade ficou nitidamente mais balanceada. O jogo esta impecável.

A trama foi dividida em seis atos, cada um com 6 capítulos, exceto o último ato que possui apenas 5. Não calculei exatamente o tempo de jogo, mas deve ter ficado entre 10 e 15 horas. Para um TPS (third-person shooter) esta perfeito. A história esta muito bem amarrada. Ela emociona e cativa. Devo confessar que foi a primeira vez em um jogo que derramei lágrimas em uma cutscene. Sério. E não sou gay nem emo (ok, isso foi redundância…).

Apesar do jogo não ter inovações notáveis em relação ao primeiro título, algumas surpresas muito boas aguardam os players. Prefiro não me aprofundar aqui para não estragar a diversão de ninguém, mas confiem em mim, são surpresas muito legais.

Uma pequena crítica, bem de leve, que tenho ao jogo é a existência dos itens coletáveis que, diga-se por sinal, aumentaram de 30 para 41. Embora um jogo ter coletáveis seja um dos maiores clichês da história dos video games, acredito que eles não combinam com TPS. Shooters geralmente tem um grau de imersão muito grande, passando tensão, apreensão e até nervosismo ao jogador. Sair procurando no mapa por itens no chão/paredes quebra um pouco desse clima criado. Não faz sentido imaginar Marcus Fenix parando para ler um jornal que ele encontrou no chão, ou analisar risquinhos na parede enquanto o tiroteio come solto em volta… Tudo bem que pega os itens quem quer, mas eles são necessários para desbloquear alguns achievements, e se os itens estão ali brilhando no chão é impossível simplesmente passar por ele. Por favor, deixem os coletáveis apenas nos adventures e RPG‘s, que são gêneros que partem da premissa de exploração do mundo em redor.

Além dos modos solos e multiplayers já conhecidos, existe agora o horde, onde o objetivo é sobreviver a 50 ondas de locusts sedentos pelo seu couro. Esse modo é ideal para aquele momento que você precisa descarregar suas energias (e suas armas) em alguém.

Sem dúvidas é o melhor shooter de 2008 – inclusive escolhido pelo Video Game Awards deste ano – e vale cada momento jogado.

Minha nota: 9.7/10

Abaixo, o trailer:

Ficha técnica

PUBLISHER: Microsoft
DESENVOLVEDORA: Epic Games
GÊNERO: Tiro em Terceira Pessoa, Ação
ESRB RATING: M (Mature)
DATA DE LANÇAMENTO: 07/11/08

28 Respostas to “[Detonado] Gear of War 2”

  1. Eu preciso mesmo comprar um xbox, mais até agora só convenci a Rachel ao wii (presente combo natal/aniversário/whatever)

  2. kd o detonado porra?

  3. Quando um jogo é detonado por um dos membros da sociedade, é postado um resumo do jogo com suas opiniões, não necessariamente estaremos dando dicas ou cheats ou whatever pra facilitar sua vida… para isso existem outros sites específicos… enjoy!

  4. Como faz para passar daquela parte do monstro marinho..?

  5. * ESSE COMENTÁRIO CONTÉM SPOILERS!!! *😛

    Almir, primeiro, usando o melee attack da lancer (botão B) você corta os tentáculos que abraçam a embarcação. Ele vai passar por baixo da embarcação e mordê-la na traseira. Quando isso acontecer, espere ele abrir o olho esquerdo e atire nele. Quando acertar o olho, ele abrirá a boca, então entre nela (rápido que ele fecha a boca com a possibilidade de te transformar em um monte de carne no chão). Atire nos tentáculos que ficarem azuis. Quando acertar 3 seguidos o orifício central (a boca dentro da boca) abrirá, então acerte uma granada neste orifício. Ele soltará da embarcação e o ciclo começará de novo, pela segunda e última vez.

    * FIM DOS SPOILERS *

    Foi a parte que mais demorei do jogo, justamente por possuir esses “segredinhos”. Vai lá, não tem erro😉

  6. Alguém pode me dizer como faço pra passar da parte em que to no carro, destruo uma torre e quando a mesma cai, uma parede se quebra…daí entro em uma caverna mas não to conseguindo passar dessa parte!
    Alguém pode me ajudar, por favor?

    Obrigado. =)

  7. fabiano Says:

    no inicio do jogo como faço para passar a fase da ponte onde sempre o outro tanque me empurra ladeira a baixo

  8. meu deus gente , como passa da parte que tem uns satélite ai os etezao doidets destroi ele ai eu morro da failed =(

  9. oi fabiano em relação como passar é o seguinte:
    vc esta na parte onde tem uma metralhadora um pouco antes mostra uma cena onde ele olha para a ponte e depois volta para a ação do jogo, atire no motorista do tanque com o revolver que vc carregar(não pode ser a metralhadora que esta no tanque) e depois assista o video

  10. Miller Says:

    Como faço pra passar um chefe de faze que parece o predador ele tem uma serra na lança, quando eu disputo com ele na serra ele ganha e me mata quando estou sem a arma, o que faço?
    Desde ja obrigado pessoal!

  11. karpov Says:

    Estou perdido na fase da chuva de vidro? Como passar por ela por favor?

  12. @Miller
    Você tem que ganhar dele na disputa de serra, tem que ficar apertando o botão igual um maluco🙂

    @karpov
    Ela é meio que um labirinto mesmo. Tem que ir seguindo os lugares que não chove vidro, senão você morre (obviamente). Faz tempo que joguei, mas o que me lembro é que tem partes que você tem que “explorar” o lugar onde você esta para habilitar uma saída ou algo semelhante.

  13. Marcos Gears Says:

    queria saber onde a maria vai estar eu acabei de passar pelo monstro marinho, agr estou onde tem q matar os wretches e um cara de escudo mais quando o do escudo me acerta o Dom nao me ajuda
    só queria saber isso flw

  14. Elder moderador comunidade xbox360 orkut Says:

    como que eu passo da parte final tem 2 monstros me seguindo voando eu sempre explodo

  15. caraca ! nao consigo sair da perte que estou no metro depois ele desse mata um
    caras la depois quando voce vai andar nao tem jeito esta chovendo e tiro pra tudo que é
    lado ja morri umas 50 vezes la ja tentei de tudo nessa parte !

  16. oi eu queria saber como passa da fase onde eu to sendo persiguido pelo um monstro inorme voador cheio de tentaculos e ta eu e o grupo em dois monstros parecidos com esses mas menores eu aito pela primeira vez ai ele foge eu atiro pela segunda ai de novo na terceira eu nao consigo em que parte do corpo eu devo atirar i isso é depois do tunel redondo que é a mesma coisa eu to sendo persiguido pelo mesmo monstro é a fase depois dessa que eu nao consigo brigadão abraço

  17. Erasmo Lourenco Says:

    Como passar da fase em que vocêtem que proteger 3 ántenas de satélite dos estezão doidetes se eles dstruierem os satélites da missão falida.

  18. Erasmo Lourenco Says:

    Como passar da fase em que voce tem que proteger umas 3 antenas de satélites que se elas forem destruidas pelos montros voadores que ficam atirando da missão falida. não consigo matar todos os monstros e ao mesmo tempo protegê-las. Se alguém suber por favor coloque a dica nesse site.

  19. @Erasmo

    Tem que matar os aliens voadores até eles não virem mais… Não tem segredo, só é um pouco difícil essa tarefa…

  20. matweodsfg Says:

    vai te fude vei… isso n eh detonado porra

  21. VOU ganhar um PS3!!!!(eu acho)
    UHUUUUUUUUUUUUUUULLL!!!!!!!
    orçam por min!

  22. ai galera como eu faço pra passar de uma parte que tem uma caverna, ja tentei de tudo e nao consigo entrar nela… alguem sabe?

  23. boaa!!!!

  24. luciano Says:

    como faço pra passar a fase do trem? esse chefão cheio de morcegos não é facil.. por favor me ajudem…

  25. cara, vcs podem me ajudar …. eu estou em uma parte e tem que matar um mostro que a arma dele é uma cerra elétrica me ajuda dentro de um palácio, por favor..

  26. e também a parte de um mostro dentro de um tuneo ele me mata sempre…pf… obg.

  27. eu não to conseguindo passa a fase que tem o monstro marinho q ta o principal do jgo e o parceiro delle , eu consigo mata o primeiro monstro mais o segundo eu nao consigo eu sei que tem que atira no olho dele mais ele nao morre ‘-‘ Meninos me ajuda pf
    unica menina aque KKKKKKKKKKKKK

  28. oi eu amei o jogo