[Detonado] Fable II

Esse fim de ano esta muito bom em relação a games. Aliás, eu acredito que o ano de 2008 todo foi muito bom. Tive a oportunidade e o prazer de jogar e terminar Fable II há pouco. Peter Molyneux, designer-chefe-megaboga-manda-chuva da Lionhead Studios — desenvolvedora do jogo — provou mais uma vez que, apesar do entusiasmo exagerado, sabe fazer um bom trabalho. A sequencia do aclamado e odiado Fable esta muito boa de se jogar, apesar de fácil e não apresentar muitos desafios para os jogadores hardcore. Ele traz uma história envolvente e gostosa, que flui muito bem em cada um de seus aspectos e momentos da trama.

Fable II prima pelo poder de escolha do jogador. Essa característica fica muito forte logo nos primeiros minutos de jogo, e esta mais nítida do que em seu predecessor. Não é exatamente escolher entre o bem e o mal. As escolhas e propósitos do jogador podem ser tão diversificadamente trabalhados pelo jogador que muitas vezes bem e mal podem se mesclar de tal forma a criar a “área cinza”, que há dias discutimos aqui. O jogador  logo no início deve escolher o seu sexo, e a partir daí viverá na pele de Sparrow ou Rose. O personagem começa como uma criança e vai crescendo. Ao personagem adulto são dadas 3 escolhas de caminhos a seguir: força, habilidade e conhecimento. É possível especializar-se em um dos caminhos, ou fazer qualquer combinação entre eles. Como já disse, as escolhas do jogador são sempre vastas e livres.

PS: Existe o modo co-op de 2 jogadores, mas não posso comentar a respeito pois não cheguei a testar. Quem jogar esse modo por favor comente!

Durante uma missão e outra, é possível interagir com as pessoas nos campos e nas cidades, que aliás são deveras vivas. Dependendo das escolhas do jogador, as pessoas podem admirá-lo ou temê-lo, achá-lo amável ou odiá-lo, engraçado ou chato, polido ou grosseiro. Além dos “sentimentos”, durante o jogo é possível trabalhar em algumas profissões, comprar imóveis e controlá-los, passar uma noite de farra — bebida e/ou mulheres e/ou homens envolvidos — na taverna , apostar dinheiro em diversos jogos diferentes, ser pedinte na rua, provar suas habilidades em torneios de luta e diversas outras coisas. É possível também casar-se e ter filhos, inclusive uma família em cada cidade!

Ah, ia quase me esquecendo. Uma importante “feature” presente em Fable 2 e fortemente anunciada na E3 deste ano foi o melhor amigo do homem: o cachorro. Ele esta em todos os momentos do seu lado, te ajuda a encontrar tesouros escondidos, enfrentar inimigos e realizar missões. Inclusive ele é o seu único amigo fiel no jogo, mais do que sua esposa! Acreditem em mim🙂

Além de tudo isso e das missões, existem os já clichês itens coletáveis. Existem pelo mundo 50 silver keys, 50 gárgulas e 9 demon doors para serem abertas.

Tudo isso é só uma pincelada em Fábula 2. Existem inúmeras outras coisas que podem e devem ser descobertas pelo jogador. Passei boas 35h jogando, e recomendo fortemente a quem quiser passar momentos ótimos junto ao seu video game (por enquanto apenas Xbox 360).

Até agora só falei de coisas boas. Pois então… Existem diversos bugs no jogo que de vez em quando atrapalham. Se você chegar numa loja antes dela abrir, ela passará o dia fechada. Seu cachorro se perde às vezes, até mesmo some. O “trail” que deveria te guiar para as missões pode te guiar para um caminho errado, ou mesmo não te guiar! São alguns problemas que podem irritar um pouco, mas que não chegam nem perto de estragar a diversão.

O sistema de magias também é um pouco estranho. Ele foi arquitetado de forma que a troca de magias não é muito dinâmica, fazendo o player naturalmente escolher 1 ou 2 magias e usá-las durante todo o jogo. Não é um bug, ele funciona bem. A forma com que foi concebido talvez seja questionável (e “melhorável”), só isso.

Como estamos em clima de fim de ano, já é de costume vermos os principais veículos da mídia anunciarem seus Jogos do Ano. Pois bem, Fable II pelo que pude ver esta sendo candidato em várias destas listas internet a fora. Não é à toa. Apesar dos problemas, ele traz muita diversão e satisfação ao jogador. Acredito que quem o adquirir não se arrependerá.

Minha nota: 9/10

Ficha técnica

  • Título: Fable II
  • Gênero: Ação, RPG
  • Desenvolvedora: Lionhead Studios
  • Publisher: Microsoft
  • Rating: M (Mature)
  • Data de Lançamento: 21/10/2008

Um pouco do gameplay:

UPDATE: FABLE II no Submarino

21 Respostas to “[Detonado] Fable II”

  1. Muito bom o artigo, acrescentei um link para comprar o jogo… quero melhorar esse blog e pra isso precisamos de uma graninha…heheheh

    como você zerou não quer por o DETONADO??? embora aparece um ou outro reclamando que não tem o walktrought sempre foi mais divertido.

  2. Pra fazer o detonado eu deveria ter ido anotando durante o jogo as coisas😛

    Agora não vou lembrar…

  3. Não fazer o walktrought, mais só marcar o jogo como detonado no tópico… igual a gente fazia no orkut…

  4. o co op e muito maneiro

  5. E aew galera nao sei se vcs ainda ”existem” hehe mas se existirem me ajudem numa missao??
    é na parte que eu tenho que trazer o reaver pro meu lado mas ele manda eu conseguir +-11000 RP ai eu vo e fasso a quest com 1 bebo no bar pra eu achar o fantasma de 1 cara la ai eu acho e talz e depois vou pegar 10 tesouros eu so consigo achar 9 T_TFalta 1 me ajudem!!!!
    Eu achei 1 no mar 1 encima de 1 navio 1 embaixo de 1 navio 1 numa montanhina 2 numa terra no meiu das cachoeiras 1 escondido otro eu eskeci aonde e falta 1!!!! HELP

  6. Trichot Says:

    Kras, to na parte da CAIXA DE MUSICA depois do PERFECT WORLD que tem que apertar A toda hora pra atirar no Lucien que ta pegando o poder dos outros 3 herois. Me ajudem ae nao sei o que fazer e ja enchi de apertar A. hehe Abraço e ja muito grato.

  7. vc tem que segurar o A , O FINAL ME DESCEPCIONO ¬¬

  8. Trichot Says:

    Que pergunta idiota eu fiz, acabei descobrindo depois hehe, malz ae Abraço

  9. devil my cry Says:

    galera eu queria saber se vocês podem me ajudar, eu queria saber como se coloca o “co-op” eu já tentei de tudo mas não sei colocar e várias pessoas já falaram que é muito legal, intão se vocês pudessem me ajudar eu ficaria muito grato.

  10. devil my cry Says:

    e também gostaria de saber como se passa de uma parte que eu vou para oklofield que é a primeira cidade que o herói incontra que tem um vendedor de armas mas quando eu vou fazer a quest lá eu vou andando até uma casa que tem vários bandidos depois de matar eles eu desso da casa e tem um bandido notrilho que fala comigo depois eu persigo ele e luto com eles (bandidos) e matar todos eles eu chego a um portão que não da para abrir e aparece essa mensagem dizendo que os bandidos controlam a área e mantém tudo fechado menos a cidade de oklofield, por favor me ajudem não sei oq fazer para abrir esse portão vlw galera.

  11. Felipe Cunha da Rocha Says:

    Como joga no co-op ?

  12. Cara não coloca como detonado se você não postou o detonado! Seu inútil!

  13. homi de pinto grande Says:

    cara tu e muito noob
    comi sua mae de kuatro e vi seu pai dando po camioneiro

  14. homi de pinto grande Says:

    sua mae tem pinto seu pai tem buceta e vc e hemafrodita

  15. Parabens pro blogeiro ae, fala exatamente o que eu penso sobre o jogo, e eu tb achei a história principal pequena, com + ou – 12 horas de jogo somente , sobram as quests e a vontade de jogar new game , de tão legal que é o jogo… uma dica, a magia do TEMPO no level 1 e a de choque 4 ever… hehehe vlw.

  16. meu só tira o nome de detonado pq acabamos perdendo tempo emtrando nessa merda

  17. Oscar Alho Says:

    mas q porcaria de merda e essa

  18. alguem pode me falar como o jogo termina porque o meu cd trava na hora q a teresa ta te dando a mão quando eu mato o lucien.que dise eu acho q trava né

  19. Chimbica =) Says:

    Porfavor me ajudem eu estou + ou – no inicio do jogo quando ele fica adolescente que tu entra dentro de uma casinha na agua ai vc entra faz umas coisas e tal ai tem uma parte que tem uma luz no teto ate o chao ai tem uma bola blrilhando la atras e eu nao tenho dinhero pra compra as magias e eu nao consigo passar (e no baú nao da prara abrir e diz que tem que entrar no site para pegar informaçoes sobre o baú) ajudem – me

  20. diego Says:

    Eu estava jogando com um amigo meu no modo de dois jogadores, mas o player 2 tem o dinheiro, mas não consigo comprar nada pra ele. So consigo colocar os pontos de skill, força e magia.

    Alguem saberia como resolver?

  21. to na parte de encontrar os 10 tesouros do fantasma ja achei 9 aomde fica o 10?

Deixe uma resposta

